Acesse Seu Comprovante IRPF

Portal Servir

|

Servir esclarece rotina operacional de autorização de exames e procedimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

O Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Governo do Tocantins, o Servir, esclarece os principais passos da rotina operacional de autorização de exames e outros procedimentos. Atualmente, o processo é realizado de forma digital sem a utilização de papel.

Para o secretário Executivo e diretor do Servir, Ineijain Siqueira, o Governo do Tocantins tem investido em melhorias nas áreas de tecnologia de modo a agilizar os processos de liberação. “O mais importante para nós, independente do prestador ou serviço escolhido pelo beneficiário, é elevar nosso padrão de qualidade, porque nosso principal compromisso enquanto Servir é cuidar dos servidores e de sua família prestando sempre os melhores serviços”, frisou.

Autorização de exames

Todos os procedimentos do plano necessitam de autorização prévia, contudo, a maioria dos exames simples é de liberação automática, conforme dados da Diretoria do Servir 87% dos exames são liberados automaticamente.

Os procedimentos que necessitam de autorização prévia são aqueles definidos e parametrizados pelo sistema do Servir e alguns serviços necessitam passar por um crivo médico, a exemplo dos procedimentos de alta complexidade e alguns SADT (Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia).

Para realização de exames simples, tais como raio x, exames laboratoriais de rotina basta comparecer ao prestador da rede credenciada pelo plano, depois do pedido autorizado, munido do número da carteira e documento de identificação, ou com o número da solicitação.

O analista de Auditoria e Controle do Servir, Hugo Paceli Albuquerque, explica como funciona a rotina de autorização. “A primeira porta de entrada é pelo prescritor, ou seja, a clínica, o médico ou a secretária podem solicitar a autorização dos exames prescritos no momento que o beneficiário sai da consulta. Não sendo possível, o beneficiário, assim como terceiros, podem solicitar a liberação, basta que tenham o número da carteirinha e pedido médico em mãos”, ressaltou.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), a primeira coisa que se deve observar nas solicitações de exames são os dados obrigatórios como: a indicação clínica do exame, data, carimbo e assinatura do médico, todos esses dados devem constar na solicitação garantindo a veracidade das informações.

Canais de Atendimento

O Servir disponibiliza três canais de atendimento, whatsapp no número 0800 591 3811, no endereço de e-mail atendimento@servir.life e nos postos de atendimento distribuídos em três cidades, Araguaína, Gurupi e Palmas.

O superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão, Reginaldo Pereira, destaca que o próprio beneficiário pode realizar o pedido de liberação de exames.

“O beneficiário pode solicitar o pedido de liberação de exames, independente de o médico ser credenciado ou não. Com a foto do pedido médico e número da carteira do beneficiário, ele pode enviar o pedido via whatsapp ou email, e se preferir, nas unidades de atendimento presencial. Após feito esse processo é só acompanhar a solicitação pelo site servir.life, caso autorizado se dirigir ao local desejado para realizar os exames”, informou.

Orientações

O Servir orienta os beneficiários a comparecer nos laboratórios somente com o pedido autorizado. Também, não efetue nenhum pagamento direto ao médico credenciado, ou a qualquer serviço próprio, sem antes procurar orientação com o Plano para os devidos esclarecimentos.

O beneficiário e seus familiares devem utilizar a sua assistência médica com responsabilidade, pois a utilização incorreta de seu plano de saúde resultará em aumento de custos ao Plano e consequentemente ao servidor.

vir atende hoje, mais de 15 mil beneficiários homens, que estão acima dos 40 anos de idade, por isso o plano reforça a importância de exames regulares, a fim de evitar o câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum em homens.

Para isso, o Servir conta com uma equipe de profissionais de saúde qualificada para orientar e atender seus beneficiários a fim de aumentar o número de consultas e exames periódicos para identificar o câncer de próstata e, além disso, combater o preconceito da população masculina acerca dos cuidados integrais com a saúde do homem.

“Contamos com uma rede completa de atenção à saúde masculina, desde urologistas até a cobertura dos principais exames como o PSA, além do tratamento em decorrência da doença”, afirma a diretora do Servir, Tatiana Braga.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 42 homens morrem diariamente vítimas de câncer de próstata no Brasil, estas estimativas apontam que aproximadamente três milhões de brasileiros vivem com a doença. Este tipo de câncer é considerado o mais frequente entre os homens do país, depois do câncer de pele. Sua ocorrência é mais comum nos homens com mais de 50 anos.

A maneira mais eficaz de garantir a cura da doença é o diagnóstico precoce, mesmo que com ausência de sintomas ou fatores de risco é sugerido que homens a partir dos 45 anosde idades procurem um urologista, ou especialista em saúde do homem, para se informar sobre o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Essa idade cai para 45 para homens que possuam histórico de familiares acometidos pela doença.

rês meses, o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Governo do Tocantins (Servir), realizou mais de 8 mil procedimentos oftalmológicos, oferecendo aos beneficiários uma rede de serviço com mais de 60 tratamentos diferentes, como, avaliação de vias lacrimais, mapeamento de retina, correção de bolsas palpebrais, entre outros.

Com o intuito de reforçar a importância dos serviços voltados à saúde dos olhos, o Servir tem trabalhado para ampliar sua rede de atendimento oftalmológico, que foi uma das áreas mais afetadas durante o período da pandemia decorrente da Covid-19, sem gerar custos aos beneficiários.

De acordo com levantamento divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no Brasil o número de consultas oftalmológicas caiu 35% em 2020, dados comparados ao ano anterior. Quanto à realização de cirurgias, a queda foi de 27%.

“Nossa preocupação é o bem estar dos beneficiários, que com a retomada gradual das atividades cirúrgicas, como resultado da desaceleração da pandemia que ainda enfrentamos, têm buscado cada vez mais essa grade de exames disponível e, vale ressaltar ainda, que estamos seguindo rigorosamente todas as orientações sugeridas dentro dos protocolos de segurança,” explica a diretora do Servir, Tatiana Braga.

Dentre os principais procedimentos realizados atualmente pelo Plano, está o Glare (BAT) que é responsável por avaliar indiretamente a qualidade da visão através da simulação de situações comuns do cotidiano, a Retinografia, técnica de exame para observar e registrar fotografias da retina, a Microscopia Especular da Córnea, exame indolor que analisa a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea e outros.

Para mais informações sobre a cobertura oftalmológica o beneficiário pode entrar em contato com a central de atendimento pelo número: 0800 887 0700.

servidores ao uso preventivo dos procedimentos odontológicos, bem como, aumentar o número de exames periódicos, o Servir possui uma equipe de profissionais qualificada para orientar e atender seus beneficiários, além de uma rede de serviços bucais que atualmente cobre mais de 100 categorias de tratamentos odontológicos, dentre eles, clínico geral, dentística, periodontia, endodontia, ortodontia, odontopediatria, entre outros.

“O Servir é um Plano resolutivo e conta com uma ampla rede de atendimento, com cobertura para centenas de procedimentos em diversas especialidades da saúde bucal, que contempla desde a parte preventiva a tratamentos mais complexos. Portanto, nosso foco agora é alcançar os servidores para que eles possam entender a importância do uso correto desses serviços, no sentido de fomentar a prática preventiva, para que se possam evitar maiores gastos no futuro”, destaca Basic.

Ao ensejo o secretário ressaltou a importância dessa prática preventiva relacionada à saúde bucal, não somente para o beneficiário, mas também para a administração do Plano. “Nossa maior preocupação é sempre oferecer o melhor para os beneficiários do Servir, por isso, a relevância desse benefício em longo prazo, pois conseguiremos diminuir os gastos do servidor, a exemplo de ser muito mais fácil cuidar de um dente cariado, a ter que fazer um procedimento de canal dentário, da mesma maneira que conseguiremos também cuidar da saúde financeira do Plano”, ressalta.

Artigos relacionados