Acesse Seu Comprovante IRPF

Portal Servir

Plano de saúde dos servidores contempla tratamento contra retinoblastoma

Najilla Lopes/Governo do Tocantins

O Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Governo do Tocantins (Servir) oferece aos beneficiários uma rede de serviço com mais de 60 tratamentos oftalmológicos diferentes, dentre eles, o procedimento conhecido como laserterapia, responsável por tratar pequenos tumores localizados na pupila.

Este método é bastante eficaz contra o retinoblastoma, que apesar de raro, é o câncer ocular mais comum entre as crianças, principalmente, menores de cinco anos. De acordo com dados apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) este tipo de câncer responde por 3% dos cânceres infantis, chegando a cerca de 400 casos por ano.

Esse tipo de tumor pode acometer um ou os dois olhos, sendo mais comum o diagnóstico bilateral em bebês menores de um ano, e unilateral entre crianças de dois a cinco anos. Os casos bilaterais somam em torno de 25%, enquanto que os unilaterais 75%, de todos os casos da doença.

“O Servir tem trabalhado para aperfeiçoar cada vez mais, sua rede de atendimento oftalmológico, estamos sempre buscando otimizar nossos serviços e ampliar a nossa grade de exames e métodos disponíveis para nossos beneficiários” ressalta a diretora do Servir, Tatiana Braga.

Sintomas

Crianças com a doença apresentam problemas na movimentação dos olhos como o estrabismo; redução da visão em um olho; dor nos olhos; globo ocular maior que o normal; olho preguiçoso (ambliopia) e o famoso “olho-de-gato”, que trata de uma área branca e opaca na pupila conhecida como leucocoria, causada pela reflexão da luz.

Ao apresentar algum dos sintomas a criança deve ser levada ao oftalmologista, para que seja identificada a natureza do problema, evitando precocemente maiores danos, como perda total da visão.

ventiva relacionada à saúde bucal, não somente para o beneficiário, mas também para a administração do Plano. “Nossa maior preocupação é sempre oferecer o melhor para os beneficiários do Servir, por isso, a relevância desse benefício em longo prazo, pois conseguiremos diminuir os gastos do servidor, a exemplo de ser muito mais fácil cuidar de um dente cariado, a ter que fazer um procedimento de canal dentário, da mesma maneira que conseguiremos também cuidar da saúde financeira do Plano”, ressalta.